REDE COLABORATIVA

NESTA SECÇÃO PODERÁ ENCONTRAR INFORMAÇÃO SOBRE A REDE COLABORATIVA CRIADA COM ENTIDADES INTERESSADAS EM CONSTRUIR PARCERIAS PARA PROJETOS CONFINANCIADOS E ALINHADOS COM A RIS3 DE LISBOA

 
PARCERIAS JÁ FORMADAS

Em 2015, com a implementação do POR Lisboa 2020, da RIS3-AML (Estratégia Regional de Especialização Inteligente de Lisboa), e do Plano de Ação Regional de Lisboa, surgiu a oportunidade de iniciar processos de concertação e alinhamento para o quadro de referência da RIS3 de Lisboa. A CCDR LVT iniciou vários processos de concertação, reforçando uma rede colaborativa em vários sectores da RLVT, com instituições e empresas interessadas em constituir parcerias para o desenvolvimento de candidaturas de projetos a apoios comunitários. No desenvolvimento dos trabalhos no âmbito da RIS3 Lisboa, os programas da “Investigação, Tecnologias e Serviços de Saúde” e “Conhecimento, Prospecção e Valorização de recursos Marinhos” foram definidos e consensualizados entre os diversos atores dessas áreas. Os programas foram apresentados às tutelas respectivas já em 2016, sendo que o da “Saúde” foi aprovado e avançou em termos de desenvolvimento dos seus projectos e submissão dos mesmos no âmbito de concursos lançados pelo Programa Operacional da Região de Lisboa. De referir as duas apresentações que resumem estes programas:

  • Apresentação Programa Saúde. - “Lisboa: uma referência internacional em Medicina de Precisão”, desenho final apresentado na reunião de trabalho RIS3/Saúde, realizada no dia 2-12-2015;

  • Apresentação Programa Mar. - “Programa MAR para a Região LVT: Plataforma Atlântica de Lisboa” , desenho final apresentado na reunião de trabalho RIS3/Mar, realizada no dia 2-12-2015.

Para a prossecução deste objetivo, a metodologia adotada foi a seguinte:

METODOLOGIA E FASEAMENTO

Esta estrutura metodológica tem por base o trabalho realizado pela CCDR LVT na RIS3 Regional (EREIL), quer nos domínios temáticos Turismo e Hospitalidade, Mobilidade e transportes, Meios criativos e Indústrias culturais, Investigação Tecnologias e Serviços Saúde, e Prospeção e valorização de recursos marinhos, quer no domínio temático prioritário transversal, com relevância na região de Lisboa, Serviços avançados às empresas.

Esta estrutura aplica-se a cada um dos domínios, traduzindo-se em processos preparatórios para a construção de consórcios robustos em candidaturas fortemente alinhadas com os desafios da região. Executa-se em 7 fases, representadas no diagrama.

 

INTEGRA A REDE RLVT RICA